Como a chegada do bebê pode afetar o relacionamento do casal
Embora a gestação seja um fenômeno natural na vida das mulheres, a rotina dos casais pode ser duramente afetada com a chegada de um bebê, levando muitos deles a vivenciar uma situação de crise no casamento. Na maioria dos casos, a fonte do problema está em manter o foco exclusivamente na criança, negligenciando a relação do casal.
A atenção desmedida ao bebê tende a ser ainda maior no caso de prematuros ou recém-nascidos que apresentem algum tipo de complicação e precisam permanecer longos períodos internados. Salete Arouca, psicóloga do Hospital e Maternidade Santa Joana, explica que, normalmente, pais e mães encaram esta situação de forma diferente. “O homem, por sua natureza, costuma ser mais racional diante de um problema, enquanto a mulher reage de forma emocional. Muitas desligam-se do seu meio exterior, focando apenas o bebê, ficando indiferente até no relacionamento”, comenta Salete.
Até nestas situações especiais, o casal deve manter o hábito de dar atenção um ao outro. Salete orienta os pais que têm bebês internados na UTI Neonatal para que reservem pelo menos alguns momentos entre si. O mesmo cuidado deve ser tomado nos primeiros meses de vida do bebê, já em casa. Quando o bebê – tão planejado e amado – torna-se motivo de distanciamento entre o casal, é hora de intensificar o diálogo, retomar antigos hábitos e até procurar ajuda psicológica.