Grávida: o que acontece com seu bebê, mês a mês
Acabou de saber que está grávida? Quer saber o que vai acontecer com seu bebê enquanto não
chega o momento de tê-lo nos braços? Veja, mês a mês, como esse desenvolvimento vai
acontecer:
Primeiro mês – Um grão de arroz
No início da gestação, o bebê tem o tamanho de um grão de arroz. Na terceira semana, surgirá a placenta – bolsa que envolve o bebê. A partir do início da quinta semana, já é possível identificar o saco gestacional durante a ultrassonografia.
Segundo mês – Bate, coração
Olhos, nariz e lábios já podem ser vistos e começam a se formar as pálpebras. Sistema nervoso e órgãos internos, como fígado, pulmões e intestino, estão se desenvolvendo. Os batimentos cardíacos do embrião se iniciam cerca de 28 dias após a fertilização, podendo ser identificados na sétima semana. Na oitava, praticamente todos os órgãos internos estão formados e o embrião mede cerca de 1,5 cm.
Terceiro mês – Promovido a feto
Nesta fase, o bebê não é mais considerado um embrião, e sim um feto. Mede em torno de 10 cm, pesa cerca de 28 g e já possui os órgãos reprodutores definidos. A medida da transluscência nucal, entre a 10ª e 14ª semanas, é um importante recurso para identificar fetos com risco aumentado para problemas genéticos, como Síndrome de Down.
Quarto mês – Ossos em formação
Com cerca de 60 gramas e 12 centímetros, o feto já possui pálpebras e os futuros dentes estão se formando. Os dedos das mãos, bem como dos pés, já estão definidos. Nesse período, começam a se delinear as costelas, os ossos do crânio e dos membros.
Quinto mês – Primeiros movimentos
Neste período, a gestante já pode sentir os movimentos de seu bebê. Com cerca de 400 gramas, o feto já tem olhos, boca e orelhas, e órgãos sexuais visíveis. A pele é transparente e coberta pela lanugem. Hora de fazer contato com o bebê, tocando a barriga e esperando movimento voluntários do feto, que dá até cambalhotas em meio ao líquido amniótico.
Sexto mês – Percepção de sons
No final da 24ª semana, o bebê pesa aproximadamente 630 gramas. A pele, levemente enrugada, começa a acumular gordura no tecido subcutâneo. A cabeça é proporcionalmente maior que o corpo. Cílios e sobrancelhas já podem ser vistos. Nesta fase, o feto já abre os olhos e percebe vozes ou sons. Seu paladar também já está formado.
Sétimo mês – Vínculo mãe-bebê
O bebê já pesa em torno de 1 kg, reconhece a voz da mãe e distingue todos os sabores. Seus órgãos internos já estão todos formados, o cérebro e o sistema nervoso estão se desenvolvendo e ele ensaia os movimentos respiratórios. Ele também pode soluçar e chorar nesta fase.
Oitavo mês – Período de amadurecimento
Com aproximadamente 1,5 kg, o bebê se mexe bastante, dorme e acorda em períodos regulares. É capaz de chupar o dedo, atitude que se caracteriza por um exercício de sucção para a hora da amamentação. Quase pronto para nascer, o feto já possui sistema respiratório e digestivo maduros.
Nono mês – Guardando energia
Neste mês, o ganha peso e cresce, até atingir entre 45 e 55 cm e alcançar de 3 a 4 kg. Suas unhas são longas, os lóbulos das orelhas são duros e possuem mais cartilagem. Neste fase da gestação, o bebê dorme até 16 horas por dia, aguardando o momento ideal de nascer.