Azia na gestação: isso é normal
.
Apesar de a azia ser bastante comum durante a gravidez, há alguns cuidados que evitam esse desconforto. Em primeiro lugar, é preciso entender por que a azia aparece durante a gestação, mesmo em mulheres que nunca sofreram com isso. Ela é causada pelas mudanças hormonais e do corpo. Como o útero ocupa cada vez mais espaço, o estômago e o intestino ficam pressionados e a digestão vai ficando cada vez mais lenta, gerando a formação de gases.
Para amenizar a sensação de queimação, é preciso ajustar a alimentação. O primeiro passo é cortar do cardápio alimentos pesados, com muitos condimentos, gordurosos e fritos, especialmente à noite. Evite também chocolate, café, frutas cítricas, tomate, vinagre e bebidas alcoólicas e gaseificadas. “Para evitar o refluxo e ajudar a digestão, faça várias refeições pequenas e frequentes durante o dia, coma devagar mastigando bem os alimentos e não beba muito líquido nas refeições”, comenta Magda Maria Brito dos Santos, supervisora de Nutrição do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Outro cuidado que pode ajudar a aliviar os sintomas é evitar deitar durante pelo menos uma hora após as refeições. Procure elevar a cabeceira da cama usando almofadas e travesseiros. Dormir em uma posição quase sentada, com a cabeça levantada, ajuda a manter os ácidos no estômago.