Você sabe quais são as principais doenças que afetam os prematuros?
Bebê prematuro é sempre um motivo de preocupação e exige uma série de cuidados. Por isso, separamos uma listinha das principais doenças que acometem os pequenos e como é feito o tratamento:
– Doença da Membrana Hialina: afeta cerca de 50% dos recém-nascidos prematuros com peso menor que 1,5 kg e 80% dos que têm até 1 kg. O bebê necessita de internação em UTI, aquecimento, hidratação, assistência respiratória com aparelhos e aplicação de surfactante, que deve ser usado nas primeiras duas horas após o nascimento do bebê.
– Síndrome do Desconforto Respiratório (SDR): acomete não só os prematuros. É caracterizada por secreção no pulmão da criança, eliminada aos poucos por meio da oxigenação e de cuidados médicos.
– Taquipneia Transitória: é o ritmo respiratório acelerado nos primeiros dias de vida – por causa de água no pulmão. Necessita de oxigênio suplementar.
– Pneumonia: é transmitido da mãe para o feto, quando ela já está infectada. Pode ocorrer através da placenta, por infecção urinária, por germes no canal genital ou ruptura de membranas ou bolsa d’água.
– Icterícia: é causada por níveis excessivos de bilirrubina e deixa a pele amarelada. Isso acontece pelo fato de o fígado dos bebês prematuros não ser capaz de processar essa bilirrubina com a rapidez necessária.
– Pressão arterial baixa: é causada pela perda de sangue durante o parto, pela perda de líquidos após o nascimento, infecção ou medicação administrada à mãe. O tratamento inclui a administração extra de líquidos, medicação ou transfusão de sangue.
O Hospital e Maternidade Santa Joana é referência no tratamento de bebês prematuros. Leia mais aqui.