Estrias: como combater esse verdadeiro pesadelo das gestantes
As estrias representam um dos pesadelos na vida das gestantes e são uma das alterações dermatológicas mais temidas pelas mulheres. As manchas esbranquiçadas nada mais são do que cicatrizes ocasionadas pelo rompimento das fibras elásticas e de colágeno, geradas por estiramento excessivo ou rápido da pele e por mudanças hormonais. E a gestação é o momento em que todos esses fenômenos ocorrem.
Um fator determinante no aparecimento das estrias é a hereditariedade; de 70% a 90% das gestantes terão uma marquinha esbranquiçada depois das quarentas semanas da gestação.
Alguns conselhos para minimizar as estrias são vitamina E, que é uma das substâncias com mais eficácia na prevenção das estrias. Mulheres que utilizam hidratante contendo alfatocoferol (vitamina E) desenvolvem menos estrias do que as outras.
Durante a gravidez, o ideal é engordar somente o recomendado para evitar o excessivo estiramento da pele, além de beber muita água. O “efeito sanfona” no corpo é extremamente maléfico, sendo um prato cheio para o surgimento de estrias.
Outra recomendação importante, mamãe: cuidado ao utilizar o hidrante nos seios, pois é uma região sensível e os mamilos estão se preparando para a amamentação. O uso do hidratante pode deixá-los com a pele mais fina podendo ser causa das rachaduras durante a amamentação.