Voltar
  • Home
  • blog
  • Bebê com menos de 1 Kg realiza cateterismo no Santa Joana

Bebê com menos de 1 Kg realiza cateterismo no Santa Joana

13 de janeiro de 2022

Bebê com menos de 1 Kg realiza cateterismo no Santa Joana

A história da Helena foi destaque no programa Fantástico, da TV Globo, no último dia 2 de janeiro.

Helena tinha 10 dias de vida e 980g quando fez um cateterismo no Hospital e Maternidade Santa Joana para tratar a Persistência do Canal Arterial (PCA), em abril de 2021. Irmã gêmea de Alice, ambas fizeram procedimentos cardíacos no Hospital. Helena também fez cirurgia para tratar uma atresia de duodeno depois de corrigido o problema cardíaco.

A história, além de emocionante, foi um marco no Santa Joana, já que a Helena foi a primeira recém-nascida do Brasil com menos de 1 Kg a fazer o cateterismo para tratar PCA utilizando um novo dispositivo, específico para prematuros.

O que é PCA?

Quando está dentro do útero, o feto recebe oxigênio através do cordão umbilical e seus pulmões permanecem fechados. O canal arterial, que fica no coração, fica aberto para garantir que o sangue circule pelo corpo. Este canal normalmente se fecha sozinho após o parto. Porém, em alguns casos, pode permanecer aberto, especialmente em prematuros, é a chamada Persistência do Canal Arterial. Acomete de 40% a 60% dos bebês nascidos entre 22 e 26 semanas de gestação.

Tratamento

Cerca de 70% dos casos são resolvidos com medicamentos. No caso da Helena, porém, como ela tinha uma malformação no sistema digestivo, o remédio não poderia ser dado. Para ela, assim como para 30% dos bebês em que os remédios não são eficazes, é necessário realizar uma intervenção para fechar o canal. Na maioria dos casos, é feita uma cirurgia.

Hoje, porém, há uma solução menos invasiva para corrigir o problema: o cateterismo. Antes este procedimento era feito apenas em bebês maiores, já que o tamanho do dispositivo utilizado para fechar o canal era um problema para os prematuros. Mas, desde o ano passado, a realidade mudou graças a uma nova prótese desenvolvida especialmente para esses bebês. Ela foi aprovada no Brasil no final de 2020 e a nossa pequena Helena foi a primeira prematura menor de 1 Kg no Brasil a utilizá-la. A melhora no quadro foi imediata.

Depois da Helena, outros 13 bebês também passaram pelo procedimento em 2021, sempre com sucesso e sem complicações no pós-operatório.

O que é cateterismo?

O cateterismo é feito por meio da inserção de um tubo fino e flexível na virilha do paciente, que navega dentro do corpo até o coração para colocar a prótese no canal arterial.

É um procedimento menos invasivo que a cirurgia no tratamento de PCA e tem um grande poder de resolutividade.

Categorias

Agendar visitaAgende uma visita, vamos adorar receber você.Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624