Voltar
  • Home
  • blog
  • Vacina da gripe: está na hora de tomar!

Vacina da gripe: está na hora de tomar!

13 de abril de 2021

Vacina da gripe: está na hora de tomar!

Já estamos no outono, época de maior transmissão de vírus respiratórios, como o Influenza, causador da gripe. Sabemos que você quer manter seu bebê e sua família longe deste vírus. E nós te ajudamos nessa proteção, oferecendo aqui no Santa Joana uma arma poderosa contra a gripe: a vacina.

A Vacina da Gripe Tetravalente ou Quadrivalente, já está disponível em nosso Centro de Vacinação e pode ser tomada por pessoas acima de 6 meses de idade, desde que não tenham hipersensibilidade a qualquer componente da vacina, incluindo ovo. Pessoas com doenças infecciosas em fase aguda ou com febre também não devem tomar.

O alvo prioritário da campanha de vacinação são as crianças de até 5 anos, adultos a partir dos 65 anos, gestantes e portadores de doenças crônicas, que apresentam um risco aumentado de desenvolver complicações da gripe. No entanto, todas as faixas etárias se beneficiam desta vacina e contribuem para diminuir a circulação do vírus.

Por que devo tomar a vacina?

Embora a maioria das pessoas se recupere da gripe em alguns dias, com repouso e medicação sintomática, algumas desenvolvem complicações graves, que podem colocar a vida em risco. Por isso, a importância da vacinação!

Já tomei a vacina no ano passado, preciso tomar novamente?

Sim! Como os vírus da Gripe (Influenza) sofrem mutação rapidamente, todo ano é desenvolvida uma nova vacina. Sua formulação contém proteínas de diferentes cepas do vírus Influenza definidas ano a ano conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como é o esquema de doses?

Para crianças entre 6 meses e 8 anos de idade, são aplicadas duas doses na primeira vez em que forem vacinadas (primovacinação), com intervalo de um mês. Depois disso, é feita a vacinação anual em apenas uma dose. A partir de 9 anos, é aplicada uma dose única anual.

A vacina dá alguma reação?

Manifestações locais como dor, vermelhidão e endurecimento ocorrem em 15% a 20% dos vacinados. Essas reações costumam ser leves e desaparecem em até 48 horas. Compressas frias aliviam a dor no local da aplicação.

Já febre, mal-estar e dor muscular são menos frequentes e acometem 1% a 2% dos vacinados e são mais comuns na primeira vez em que se toma a vacina.

Reações mais graves são raríssimas. Em caso de reação adversa, procure o serviço de vacinação ou o seu médico.

Qual é o valor da vacina?

O valor é de R$ 140 a dose. Acesse nosso Centro de Vacinação para mais informações.

Proteção e Cuidado para sua família sem sair de casa.

Disponibilizamos o serviço de vacinação em domicílio. No conforto da sua casa, você terá o mesmo cuidado encontrado em nosso Centro de Imunização.

Central de Atendimento

(11)5080-6000 Opção 1

2ª a 6ª feira, das 08h às 19h
Sábado das 08h às 12h

Categorias

Agendar visitaAgende uma visita, vamos adorar receber você.Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624