Voltar
  • Home
  • blog
  • 5 dúvidas comuns sobre amamentação

5 dúvidas comuns sobre amamentação

24 de outubro de 2016

5 dúvidas comuns sobre amamentação

*Imagem meramente ilustrativa. A pessoa da imagem não é um paciente do Hospital e Maternidade Santa Joana.

Amamentar é ótimo, para o bebê e para a mamãe. No entanto, algumas dúvidas (e mitos) ainda podem confundir a família nesse assunto. Para ajudar a desfazer alguns equívocos comuns sobre a amamentação, a neonatologista Dra. Clery Bernardi Gallacci, do Hospital e Maternidade Santa Joana, esclarece.
1 – É preciso dar água para o recém-nascido?
Não. O leite materno é o alimento mais completo durante os seis primeiros meses de vida. Não há necessidade de complementá-lo. A principal dica é manter a mãe sempre muito bem hidratada, pois uma das principais substâncias do leite materno é a água.
2 – O bebê pode mamar depois dos seis meses?
Sim. O que se recomenda é leite materno exclusivo nos seis primeiros meses. A partir desse período, inicia-se a ingestão de outros alimentos e é possível manter o aleitamento até o final do segundo ano de vida.
3 – Meu bebê mama de meia em meia hora. Isso é normal?
Não, é um sinal de que ele não está se alimentando bem, consumindo apenas o leite da primeira fase, que é mais rico em água e menos em gordura. É importante que ele esvazie toda a mama e receba todas as fases do leite. Para isso, se o bebê não esvaziou o seio na última mamada, ofereça-o na mamada seguinte para que ele possa aproveitar o leite que ele não tomou.
4 – Meu bebê dorme mamando. Isso é normal?
Sim. Para se alimentar, os recém-nascidos fazem muito esforço. Por isso, é normal que eles fiquem cansados e acabem dormindo. Se isso acontecer, pare um pouco e, em seguida, é só estimulá-lo, mexendo na bochecha, que o reflexo de sugar volta, mesmo que ele esteja de olho fechado.
5 – Existe alergia ao leite materno?
Não. O leite materno é o alimento mais completo para todos os recém-nascidos. Algumas crianças apresentam reações alérgicas ao ingerir esse alimento. Essas respostas do organismo do bebê estão ligadas à alimentação da mãe.
Quer saber mais sobre amamentação?
Chocolate: sim ou não na gravidez e na amamentação?
Amamentação funciona como método anticoncepcional?
Dúvidas sobre amamentação: o Santa Joana responde

 

Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624

Categorias

Agendar visitaAgende uma visita, vamos adorar receber você.Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624