Voltar
  • Home
  • blog
  • Você sabe o que é Cerclagem?

Você sabe o que é Cerclagem?

24 de junho de 2013

Você sabe o que é Cerclagem?

*Imagem meramente ilustrativa.


 Ter um filho é um sonho para a maioria dos casais. Algumas mulheres, no entanto, não conseguem realizá-lo, porque, quando engravidam, seu organismo não é capaz de preservar uma gestação até o final. Esse problema pode estar relacionado com uma complicação denominada incompetência istmo-cervical, situação em que o colo do útero dilata antes do tempo e a mulher tem um aborto espontâneo.
“Por definição, essa incapacidade é caracterizada com três ou mais perdas seguidas. Atualmente, não tem sentido permitir que uma mulher chegue a essa situação”, explica o Dr. Luiz Fernando Leite, obstetra e diretor de Relacionamento Médico do Hospital e Maternidade Santa Joana. Segundo o especialista, a cerclagem – técnica em que o médico dá um ponto no útero entre a 13ª e a 16ª semana de gestação – é uma solução possível para esse problema.
Para as mulheres que dilatam o colo antes de 20 semanas, geralmente, os médicos já indicam o procedimento na segunda gestação, depois de verificar se está tudo bem com o bebê. “Muitas pacientes conseguem trabalhar, outras são afastadas, pois a prioridade é a gestação. Neste caso, ela terá que repousar e acompanhar a gestação ainda mais de perto. Ao longo da gestação, é prescrito um hormônio vaginal para o colo do útero não abrir de novo”, detalha o obstetra.
Para quem já fez a técnica na primeira gestação e deseja engravidar novamente, é preciso repeti-la. “Existe até uma cerclagem permanente que é feita por videolaparoscopia ou por abertura da barriga, como se fosse um corte de cesárea. Nesse procedimento, é colocada uma fita cardíaca, reduzindo o risco de infecção”, esclarece. Verifique com o seu obstetra se você está apta a se submeter a esse procedimento, e qual é a técnica mais indicada para o seu caso.

Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624

Agendar visitaAgende uma visita, vamos adorar receber você.Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624