Voltar
  • Home
  • blog
  • A boa alimentação garante tudo o que precisamos para uma gestação saudável?

A boa alimentação garante tudo o que precisamos para uma gestação saudável?

23 de maio de 2013

A boa alimentação garante tudo o que precisamos para uma gestação saudável?

*Imagem meramente ilustrativa.


Uma boa alimentação nem sempre é suficiente para garantir todos os nutrientes necessários para uma gestação saudável, tanto para a mãe quanto para o bebê. Por isso, os médicos costumam avaliar a saúde da futura mamãe para verificar se elas precisarão tomar suplementos alimentares para suprir essas necessidades.
O ácido fólico é um desses nutrientes indispensáveis para o desenvolvimento do feto logo no começo da gravidez. “A quantidade de ácido fólico que se precisa durante a gestação é muito grande, principalmente no primeiro mês de gravidez. A formação do tubo neural do bebê acontece até 28 dias após a fecundação. Por isso, depois de três ou quatro meses, já não há sentido em suplementá-lo”, explica Luciana Costa, nutricionista do Hospital e Maternidade Santa Joana. É recomendável para mulheres que estão tentando engravidar que elas consultem um profissional e já comecem a adaptar a sua dieta com alimentos que contenham essa substância e faça suplementação do ácido, por meio de comprimidos.
Outros nutrientes como o ferro também são fundamentais. “Ferro, por exemplo, é um nutriente que nós precisamos muito, e só com a alimentação é muito difícil conseguir alcançar essa quantidade. Por isso, habitualmente, os médicos prescrevem alguma vitamina específica para gestantes”, explica. Esse nutriente é geralmente encontrado nas folhas verdes escuras e nas carnes.
O consumo de peixes é importante a partir da 32ª semana. ”A suplementação de ômega 3, a partir da 32ª semana, ajuda a melhorar a formação da parte cognitiva e intelectual do bebê. É recomendado que, a partir desse período, a gestante comece a ingerir linhaça e peixes, como o salmão, que têm mais desse nutriente”, afirma.
Atenção! Compre apenas os suplementos alimentares indicados pelo seu obstetra. “Não podemos comprar qualquer suplemento porque a quantidade de minerais é diferente para a gestante”, alerta a nutricionista.

Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624

Agendar visitaAgende uma visita, vamos adorar receber você.Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624