Voltar

Prevenindo infecções

15 de fevereiro de 2013

Prevenindo infecções


Medidas simples de higiene pessoal podem ser valiosas no combate a eventuais infecções. As mamães e suas famílias devem ficar atentas, principalmente no contato do bebê com as visitas. A enfermeira Sandra Baltieri, do Controle de Infecção Hospitalar do Hospital e Maternidade Santa Joana, dá algumas dicas importantes:
A higiene das mãos é a medida mais eficaz no controle da infecção. Segundo a profissional, todos os parentes e visitantes devem incorporar essa prática, tanto no hospital como em casa. Embora a água e o sabão sejam substâncias suficientes para lavar as mãos em casa, o álcool gel é ainda mais eficiente no combate aos agentes infecciosos. Essa prática também é muito importante antes de se iniciar qualquer manipulação com o bebê pequeno. Outra dica é usar apenas instrumentos esterilizados para preparar a mamadeira do seu filho, quando ele já não estiver mamando exclusivamente no peito, geralmente depois dos seis meses. Não se esqueça de lavar bem todos os alimentos que serão oferecidos ao pequeno.
É fundamental restringir a circulação de pessoas com quadros infecciosos – como viroses, rubéola, catapora e outras doenças – no mesmo ambiente da nova mamãe e do recém-nascido. Oriente as pessoas que forem espirrar ou tossir nesses ambientes a cobrir a boca e o nariz com o antebraço e a lavar as mãos depois disso.
Em casa, o ideal é não armazenar grandes quantidades de lixo, especialmente resíduos orgânicos. Dessa forma, os insetos não são atraídos. Outro cuidado caseiro importante é garantir que os animais de estimação estejam sempre vacinados.

Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624

Agendar visitaAgende uma visita, vamos adorar receber você.Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624