Voltar
  • Home
  • blog
  • Bebê agasalhado em excesso? Isso pode ser muito prejudicial

Bebê agasalhado em excesso? Isso pode ser muito prejudicial

13 de setembro de 2012

Bebê agasalhado em excesso? Isso pode ser muito prejudicial

*Imagem meramente ilustrativa. A pessoa da imagem não é um paciente do Hospital e Maternidade Santa Joana.


A maior preocupação da mãe no inverno é em relação ao bebê passar frio, principalmente se for recém-nascido. Esse cuidado é válido, porém não deve ser levado ao extremo, pois pode trazer problemas ao seu filho. Bebês agasalhados mais do que o necessário se sentem desconfortáveis, começam a chorar e ficam irritadiços. A alta temperatura coloca o bebê em risco de hipertermia, que é a incapacidade do organismo de reduzir a produção de calor.
Um dos sinais de calor em excesso é o suor, que deixa as roupinhas que estão em contato com a pele molhadas, aumentando o risco de resfriado e brotoejas. Inquietação, rosto vermelho, transpiração e febre são indícios de que seu filho está muito agasalhado. Uma dica é sentir a temperatura do tórax da criança já que a cabeça sempre é mais quente e mãos e pés mais frios.
O grande motivo de todas as mamães acharem que os bebês sentem muito frio e precisam ser protegidos é que o sistema termorregulador (que regula a temperatura do corpo) dos pequenos até os seis meses de vida ainda se encontra em adaptação.
O que as mamães devem lembrar é que o bebê sente frio e calor. Se, em um dia frio, o bebê está bem e de repente começa a apresentar febre, tente tirar algumas roupinhas. Depois de meia hora, confira a temperatura novamente. Provavelmente a febre terá passado. A febre é um dos sintomas de que o bebê está agasalhado demasiadamente.
Se após 30 minutos, mesmo você tendo retirado algumas peças de roupa do seu bebê, a febre continuar, é hora de levá-lo ao médico ou tentar entrar em contato com ele para receber orientações. Evite medicá-lo em casa por conta própria.

Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624

Agendar visitaAgende uma visita, vamos adorar receber você.Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624