Voltar

Pai canguru: o que é isso?

18 de novembro de 2011

Pai canguru: o que é isso?

O envolvimento dos homens no universo da gravidez tem crescido na sociedade. Se, antes, o papel do pai resumia-se a ajudar em poucas tarefas após o nascimento do bebê, hoje este homem moderno está presente desde o pré-natal. Em alguns casos, como dos prematuros, a participação do homem pode ser tão efetiva quanto a da mulher.

No chamado “método canguru”, mães e pais podem representar o mesmo papel. O método canguru consiste em colocar recém-nascido por alguns minutos na região da barriga dos pais, envolvidos com faixas. Este contato pele a pele promove troca de hormônios e estimula o desenvolvimento da criança como se ela estivesse no útero. A técnica, criada há 30 anos, coleciona evidências científicas sobre os efeitos positivos e virou política de saúde nacional em 2001. Mas, até dois anos atrás, observam os especialistas, era um privilégio quase que exclusivo feminino.
“Nós nunca fizemos restrição aos pais. Mas, de um tempo para cá, eles começaram, de forma espontânea, a pedir para participar”, afirma a neonatologista Dra. Filomena Bernardes de Mello, da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital e Maternidade Santa Joana. “Os benefícios não ficam restrito aos bebês. As mães ganham com isso e os pais aprendem, desde a maternidade, a ter autonomia no cuidado com os bebês. Quando vão para casa, eles já estão participativos, sentindo que são responsáveis por aquelas crianças.”

Agendar visitaAgende uma visita, vamos adorar receber você.Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624