Internação

Procedimentos realizados no recém-nascido logo após o nascimento

Tamanho do Texto:

Primeiros cuidados com seu bebê

Seu bebê é único e especial. Mais do que isso: ele é o maior tesouro da sua vida. Por isso, nós cuidamos de cada recém-nascido com o mesmo carinho e eficiência. O objetivo é garantir que ele receba todos os cuidados fundamentais para garantir seu bem-estar.

Ainda no berçário, além de outros cuidados, todos os recém-nascidos passam pelos seguintes testes do(a):

• Olhinho. Este é o nome popular do teste do reflexo vermelho. É feito com o uso do oftalmoscópio, um aparelho que emite luz e produz uma cor avermelhada nos olhos saudáveis, descartando a presença de tumores ou de catarata.

• Orelhinha, também conhecido como triagem auditiva ou teste de emissões otoacústicas, para verificar se seu bebê escuta perfeitamente. Deficiências auditivas detectadas precocementefacilitam a reabilitação e a aquisição da fala.

• Coraçãozinho, como chamamos habitualmente a triagem para cardiopatias. É um exame muito simples, não invasivo e altamente eficiente para diagnosticar problemas cardíacos

• Linguinha, que detecta se existe alguma alteração na membrana que liga a língua à parte inferior da boca (freio) e foi determinado pela Lei 13.002/2014.

Todos os bebês passam pelo conhecido teste do pezinho, que também é obrigatório por lei, e pode ser ampliado. Confira mais informações aqui. Link: http://www.hmsj.com.br/pdf/Teste-do-Pezinho-Santa-Joana-indd.pdf

Não acaba por aqui. Nós seguimos todas as regulamentações oficiais e orientações das entidades mais respeitadas do mundo que indicaram, ao longo dos anos, os procedimentos mais adequados para garantir a saúde dos bebês.

Uma delas é a aplicação do colírio de nitrato de prata a 1% uma hora após o nascimento, para evitar o risco de oftalmia gonocócica (Decreto Estadual nº 9713/77). Também aplicamos uma dose de Vitamina K para evitar a doença hemorrágica do recém-nascido. Aqui, seu bebê já recebe a primeira dose da vacina contra aHepatite B (decreto 78231/76 que regulamenta a lei 6259/75). Com a posterior complementação do esquema vacinal, seu bebê estará protegido contra a Hepatite B.