Amamentação – Existe postura correta para dar de mamar?

“Sim, existe posicionamento correto para a amamentação”, explica Andressa Cristina Barbosa de Souza, fisioterapeuta do Hospital e Maternidade Santa Joana. “A mãe sempre deve estar sentada com encosto nas costas e usar almofada para apoiar o braço junto com apoio para as pernas. Assim, a tensão do peso que pode ocorrer na região do próprio braço, trapézio e da musculatura posterior da coluna é diminuída,” recomenda.

Algumas mães sentem desconforto muscular após a amamentação. Para aliviá-lo, a fisioterapeuta indica “alongamentos específicos e massagem,” além do posicionamento adequado.

Andressa também recomenda exercícios para melhorar a postura, “já que o puerpério é uma fase de readequação do corpo ao estado pré-gravídico, portanto, as alterações posturais durante a gestação podem permanecer, dificultando as novas atividades da mãe. Assim, a fisioterapia pode auxiliar com exercícios posturais e funcionais específicos melhorando a qualidade de vida”.

Contribuíram com informações as fisioterapeutas Juliana Lucca Marini e Débora Brandão, do Hospital e Maternidade Santa Joana.

Share

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*